22 de março de 2016

Micro/Pequeno empresário:a importância de uma identidade visual bem planejada

Planos para Marketing Digital para Micro/Pequenas empresas
É essencial em uma empresa seu nome, a sua marca e imagem passadas ao púbico. O sucesso de uma organização esta diretamente ligado a forma como suas ideias e conceitos são transmitidos aos clientes. Esta comunicação deve ser explorada principalmente na identidade visual e o empreendedor deve compreender a importância destas para o êxito do empreendimento. A identidade reproduz a realidade, ou seja, mostra quem é a empresa e como ela atua; a imagem, por sua vez, realça como a empresa é percebida no mercado. O manual da identidade visual informa aos clientes, fornecedores e parceiros como a marca deve ser aplicada em peças de comunicação, criando uma agradável marca corporativa, mencionando a imagem que a organização deseja transmitir.
Sendo assim, lidar com comunicação visual deve ser bastante expressivo, pois exerce um impacto repentino por trabalhar diretamente com o ponto de vista do ser humano. É a primeira impressão passada para seu público e influencia na opinião que o mesmo formará a respeito da empresa.  Portanto, se o visual da organização estiver mal formulado, certamente não transmitirá a credibilidade necessária para conquistar o mercado.
Os componentes da identidade visual podem ser classificados como:
1 - Essenciais: fundamentais para que o processo funcione, sendo eles o símbolo (sinal que substitui o registro de nome da empresa), e/ou logotipo (forma privada e diferenciada com a qual o nome da instituição é registrado nas aplicações) e a marca (conjunto formado pelo símbolo e logotipo).
2 - Secundários: são as cores e o alfabeto que predominam nas peças de comunicação da empresa. Esses componentes são pouco explorados, mas requerem atenção tanto na hora da escolha, quanto no momento em que forem utilizados no projeto, pois colaboram para o procedimento de avaliação e fixação da marca no intelecto dos consumidores.
3 - Complementares: envolve os acessórios e elementos complementares, como por exemplo, grafismos e mascotes.

Análise de mercado e criação da sua identidade na ADVmedia
Diante de todos os aspectos vistos, compreende-se que a marca é o elemento principal para diferir e classificar empresas, funcionando como uma maneira de o consumidor identificá-la e ainda reúne valores emocionais e psicológicos que acabam influenciando o cliente a optar pela marca por conta desta identificação. Sabemos que isso não é um fator isolado, obviamente o consumidor pesquisará a qualidade do produto, o preço, a distribuição e sofrerá influencia de suas estratégias de marketing.
Assim, a identidade visual deve ser normatizada, pois não tendo um padrão, a empresa passará ao público, tanto interno como externo, um conceito de desorganização e ineficiência. Ou seja, ter um material institucional bem estruturado reflete um grande benefício: aumento de credibilidade.

E neste momento é grande a importância da agência, do responsável pela criação dessa identidade. Nos anos de experiência nos deparamos com identidades que com o tempo desaparecem, como ocorre com o empresário que após no adwords e desconfia do SEO. Acabou o dinheiro, cessou a captação de clientes. No SEO nós administramos as ferramentas, acompanhamos essa identidade e promovemos mesmo quando não existem recursos financeiros para participar dos leilões de adwords. 

Jonas Luiz Bernardino é especialista em Marketing Digital com foco em 
Estratégia e Monitoramento e Gestão de Redes Sociais. Formado em Marketing (Moscow)
e pós-graduado em Marketing (Lisboa), atua há mais de dez anos no mundo digital como
diretor de marketing de diferentes multinacionais. Atualmente é Analista de Marketing
e CEO da Agência de Marketing ADVmedia que atende Brasil, Russia e Vietnam.